TEMPO Nº110 - FOTOGRAFIAS DE BURGOS (4)

Espanha, catedral de Burgos, começada no século XIII. Estilo gótico.

2 comentários:

  1. Eu sei que estamos no fim do mundo geográfico, mas porque razão não temos monumentos góticos tão bonitos como os que vemos por essa Europa fora e algumas mostras aqui?

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo,

    Existem em Portugal alguns excelentes exemplos de arquitectura religiosa, mormente abadias, com estruturas baseadas em arcos ogivais e abóbadas de nervuras.
    Não são exemplos tão evidentes de verticalidade quanto os casos do gótico flamejante de Milão e da flecha de Rouen, ou da luminosidade dos vitrais como em Sainte-Chapelle/Paris, ou até com uma presença tão leve com os arcobotantes como a Notre-Dame de Paris, vista pelo lado da cabeceira.

    Porém, na zona centro do país, por exemplo, o mosteiro de Alcobaça, o mosteiro da Batalha e a igreja da Graça em Santarém são casos relevantes que, penso eu, merecem não uma mas várias visitas.

    A organização espacial arquitectónica, só por si, justificaria uma das visitas, mas como se isso não bastasse, no mosteiro de Alcobaça, por exemplo, só nos últimos meses já por lá houve uma feira de doces e licores conventuais e um festival de música clássica.

    ResponderEliminar