TEMPO Nº 185 - FOTOGRAFIAS DE CONSTÂNCIA (31)

Constância, o Tejo e as inundações da zona ribeirinha. Março de 2010.




4 comentários:

  1. LINDA!
    Não sei do que gosto mais: se do enquadramento clássico, estéticamente perfeito, se da gradação dos castanhos, acentuada pela quietude da água e da pouca ramagem reflectida. Dificilmente voltarás a ter uma conjugação destas. Momento único.
    SATISFAZ PLENAMENTE.
    Se fosse uma evidência para a Avaliação do Desempenho, EXCELENTE sem dúvidas.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Em tempos, mais precisamente no Tempo nº 31, tive oportunidade de revisitar Luís de Camões, sobre esta questão do Zêzere, do Tejo e de Constância.
    http://aesteticadostempos.blogspot.com/2009/02/photo.html

    Algum tempo depois de Camões, mais precisamente em 1629, num grosso volume intitulado "Miscellanea do Sitio de N. S. da Luz do Pedrogão Grande [...]", da autoria de Mighel Leitão d Andª, constava o seguinte do Dialogo XIX, a págs 573/4 :
    "... nos deviamos hoje ajuntar a dar hua vista a este nosso Zezere, [...] Entanto, que chegando ao grande rio Tejo, [...] levando suas agoas distintas das do tejo, mais de hua legoa, por lhe não querer reconhecer ventagem [...]".

    Ou seja, é velha q.b. a leitura poética do encontro dos rios na vila de Constância e por arrastamento nas diferentes cores dos cursos de água.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela "lição de HGP"; tudo isto é muito interessante. A primeira impressão que tive era que o barco vogava em chocolate derretido...

    ResponderEliminar
  4. Excelente fotografia professor (: transborda emoções.

    ResponderEliminar