"[...] a educação pela música é capital, porque o ritmo e a harmonia penetram mais fundo na alma
e afectam-na mais fortemente, trazendo consigo a perfeição [...]"
Platão, A República, Livro III, 401d, séc-IV A.C.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., imp. 1980. Trad. e notas Maria Helena da Rocha Pereira
e afectam-na mais fortemente, trazendo consigo a perfeição [...]"
Platão, A República, Livro III, 401d, séc-IV A.C.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 3ª ed., imp. 1980. Trad. e notas Maria Helena da Rocha Pereira
A música é a arte de organizar os sons, arte maior...
A música é arte para deleite do espírito, do corpo...
A música forma, educa, disciplina a mente, o corpo...
A música é arte operática, teatral, de dança, concerto, recital...
A música é actividade comercial, industrial, de serviços, económica...
A música é símbolo, indicativo, sinal, representação das funções, dos tempos...
A música reflecte, contém, induz, valores, comportamentos, morais e estéticas, dos tempos...
A música forma, educa, disciplina a mente, o corpo...
A música é arte operática, teatral, de dança, concerto, recital...
A música é actividade comercial, industrial, de serviços, económica...
A música é símbolo, indicativo, sinal, representação das funções, dos tempos...
A música reflecte, contém, induz, valores, comportamentos, morais e estéticas, dos tempos...
SUGESTÕES DE AUDIÇÃO
BACH, Johann Sebastian – Matthäus Passion, BWV 244 (Paixão segundo S. Mateus)
MOZART, Wolfgang Amadeus – Requiem K626; Sonatas para piano; Singspiel
BEETHOVEN, Ludwig van – 7ª sinfonia em lá maior op. 92; 9ª sinfonia em ré menor op. 125; sonata para piano nº1 em fá maior, op. 2 nº1; nº17 em ré menor op. 31 nº2 - Sturm; nº23 em fá menor, op.57 – Apassionata
MONTEVERDI; BELLINI; CHOPIN; BERLIOZ; VERDI; GRIEG; &c. &c. &c.
Ver Tempo nº21 e nº50 http://aesteticadostempos.blogspot.com/2009/02/tempo-n19-maria-callas-1.html http://aesteticadostempos.blogspot.com/2009/03/tempo-n50-beethoven-1.html
CONCLUSÃO
É com as grandes sínteses do saber artístico e científico que se estrutura, que se transmite, que se ensina, que se aprende... que se vive...
BACH, Johann Sebastian – Matthäus Passion, BWV 244 (Paixão segundo S. Mateus)
MOZART, Wolfgang Amadeus – Requiem K626; Sonatas para piano; Singspiel
BEETHOVEN, Ludwig van – 7ª sinfonia em lá maior op. 92; 9ª sinfonia em ré menor op. 125; sonata para piano nº1 em fá maior, op. 2 nº1; nº17 em ré menor op. 31 nº2 - Sturm; nº23 em fá menor, op.57 – Apassionata
MONTEVERDI; BELLINI; CHOPIN; BERLIOZ; VERDI; GRIEG; &c. &c. &c.
Ver Tempo nº21 e nº50 http://aesteticadostempos.blogspot.com/2009/02/tempo-n19-maria-callas-1.html http://aesteticadostempos.blogspot.com/2009/03/tempo-n50-beethoven-1.html
CONCLUSÃO
É com as grandes sínteses do saber artístico e científico que se estrutura, que se transmite, que se ensina, que se aprende... que se vive...
Apreciei este post. Há vida para além das imagens.
ResponderEliminarJR